Hora Certa

Click for São Paulo, Brasil Forecast

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O povo do Rio recuperou o orgulho de ser carioca, diz Lula em evento

Lula disse que o Brasil nunca demonstrou pequenez perante as potências.
Presidente argumentou que não precisa falar inglês para governar o Brasil.



Lula, durante cerimônia de entrega da 16ª Ordem do Mérito Cultural, no Theatro Municipal do Rio.
Lula, durante cerimônia de entrega da 16ª Ordem
do Mérito Cultural, no Theatro Municipal do Rio.
(Foto: Ag. Estado)


O presidente Lula participou na noite desta quinta-feira (2) da cerimônia de entrega da 16ª Ordem do Mérito Cultural (OMC), no Theatro Municipal, no Centro do Rio. O evento, promovido pelo Ministério da Cultura, homenageou o educador Darcy Ribeiro.
Após o encerramento da cerimônia, Lula agradeceu ao governador do Rio, Sérgio Cabral, e ao prefeito da cidade, Eduardo Paes, pela ocupação da polícia nos conjuntos de favelas da Penha e do Alemão. "Muito obrigado por não negociar com aqueles que não merecem a complacência do Estado. O povo do Rio teve a oportunidade extraordinária de conseguir recuperar o orgulho de ser carioca".
O presidente também aproveitou a solenidade para fazer campanha para a continuidade de Juca Ferreira à frente do Ministério da Cultura. "É uma pena que a companheira Dilma não esteja aqui para ouvir isso, esses gritos da plateia de 'fica, Juca, fica Juca'".

O discurso de Lula foi em tom de despedida. Ele aproveitou para relembrar alguns momentos importantes dos seus oito anos de governo, como a participação nas reuniões do G20 e os encontros com presidentes importantes, como Geroge W. Bush, dos Estados Unidos, o ex- primeiro-ministro britânico Tony Blair e o secretário-geral da ONU, Kofi Annan.
Lula ressaltou que o Brasil nunca demonstrou pequenez e nunca se rebaixou perante as grandes potências. Apesar de ter sido um evento da área cultural, o presidente disse em seu discurso que "não precisa falar inglês para governar o Brasil".
Após a solenidade, Lula seguiu para um hotel em Copacabana, na Zona Sul do Rio, onde vai dormir esta noite. O presidente vai continuar no Rio até sexta-feira (3), para participar da 3ª Conferência “Brasileiros no Mundo”, no Palácio Itamaraty do Rio de Janeiro, no Centro da cidade. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, prometeu acompanhar Lula na cerimônia.
Após a conferência, o presidente segue no início da tarde de sexta-feira (3) para Mar Del Plata, na Argentina, onde vai se reunir com o presidente do México, Felipe Calderón, e o rei da Espanha, Juan Carlos. À noite, o presidente participa de um jantar com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner.
Na segunda-feira (6), Lula volta ao Rio para participar de uma premiação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário